Fundada em 2022, as Edições do Centro Universitário Barão de Mauá oferecem e-books acadêmicos de acesso aberto em todas as áreas do conhecimento.
O presente livro materializa um esforço interinstitucional de reflexão sobre as transformações tecnológicas e pedagógicas no campo educacional a partir da iniciativa capitaneada por USP, UNAERP, Centro Universitário Barão de Mauá e Claretiano Centro Universitário. Os estudos reunidos evidenciam múltiplos enfoques sobre experiências educacionais, em diversos espaços e contextos, considerando desafios e tendências da mediação tecnológica à luz das demandas formativas do século XXI. As contribuições, portanto, ressaltam a centralidade de temas como formação de professores, políticas de inclusão, ambientes digitais, curricularização da extensão, inovação e novas abordagens para temas tradicionais dos currículos escolares. A publicação reforça o compromisso da rede interinstitucional de universidades com o fomento a pesquisas e ao compartilhamento de experiências dedicadas ao aperfeiçoamento do sistema escolar à luz da transição digital e das práticas inovadoras.
Em 2018, foi iniciada a cultura da experimentação metodológica, do aprendizado colaborativo e da gera-ção de novos conhecimentos pelos docentes no Centro Universitário Barão de Mauá, denominada Fórum de Inovação Docente. Ano após ano, este movimento tem ganho mais fôlego e ampliado suas possibi-lidades de engajamento pela inovação de práticas docentes. Este livro, que o leitor tem em mãos, faz parte deste objetivo maior, ao reunir e divulgar ricos relatos de experiência da docência no ensino superior e trazer novas possibilidades educacionais, a fim de promover aprendizagem. Obra organizada por Eloisa Gatti Regueiro, Marlene Trivellato Ferreira, Milena da Silveira Pereira, Patricia Maria Sparvoli Costa, Patricia Miziara Papa, Priscila de Freitas Lima, Valéria Tomás de Aquino Paracchini.
A formação de professores é o grande desafio dos cursos de licenciaturas. Algumas experiências de discentes, professoras supervisoras e preceptoras, docentes orientadores e coordenadores institucionais dos Programas Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizados nas redes de ensino estadual e municipal público de Ribeirão Preto, estão descritas nos capítulos deste e-book. Os capítulos apresentam os resultados dos programas evidenciando a importância que tiveram no processo de formação dos licenciandos do Centro Universitário Barão de Mauá (CBM), uma vez que a troca de experiências foi constante em momentos de sala de aula, supervisão de estágio e nos eventos acadêmicos e científicos. Os programas foram desenvolvidos em momento pandêmico, o que permitiu pensar para além das práticas comuns e cotidianos, valorizando a criatividade e a inovação, a busca por tecnologias e ferramentas que favorecessem o processo de ensino e aprendizagem.
The outbreak of the war between Russia and Ukraine is a disruption that synthesizes multiple shifts in contemporary society. From geopolitical realignment to the massive use of social media to spread news, propaganda, and disinformation, the war manifests forces of conservatism and nationalism amidst the liberal international system built in the early 1990s. If globalization has been weakened in the wake of the financial crisis, the specter of international terrorism, the rise of authoritarian populism, and COVID-19, the war expresses the persistence of power politics and ideology and the return of history. This book gathers scholars from different countries devoted to analyze the meaning and ideological prospects of contemporary society through the prism of the war.