Livro

Programas Pibid e Residência Pedagógica: articulação entre teoria e prática na formação docente

Andrea Cristina Tomazelli, Janaina Fernanda de Souza Gonçalves Neto, Marlene Trivellato Ferreira

 

A formação de professores é o grande desafio dos cursos de licenciaturas. Algumas experiências de discentes, professoras supervisoras e preceptoras, docentes orientadores e coordenadores institucionais dos Programas Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizados nas redes de ensino estadual e municipal público de Ribeirão Preto, estão descritas nos capítulos deste e-book. Os capítulos apresentam os resultados dos programas evidenciando a importância que tiveram no processo de formação dos licenciandos do Centro Universitário Barão de Mauá (CBM), uma vez que a troca de experiências foi constante em momentos de sala de aula, supervisão de estágio e nos eventos acadêmicos e científicos. Os programas foram desenvolvidos em momento pandêmico, o que permitiu pensar para além das práticas comuns e cotidianos, valorizando a criatividade e a inovação, a busca por tecnologias e ferramentas que favorecessem o processo de ensino e aprendizagem.