Letras realizou Oficina de Literatura de Cordel
Recentemente, os alunos do 4º período do curso de Letras, do Centro Universitário Barão de Mauá, participaram de uma Oficina de Literatura de Cordel, organizada pela professora de Teoria da Literatura, Elaine Christina Mota.
Segundo a docente, a atividade teve por objetivo resgatar a história e a importância dos cordéis, revisitando a maior identidade literária brasileira. “Apesar de os cordéis terem sido criados e trazidos por Portugal, a Oficina é a nossa versão deles que atravessa mares e ares e é difundida mundialmente”, comenta.
Após a Oficina, eles se tornaram autores de cordéis com temas que abrangiam desde política e ansiedade e até Harry Potter e um menino alado, que trazem uma gama de emoções ao leitor.
Para os alunos, a experiência foi muito positiva, principalmente em relação à elaboração do cordel, pois todos conseguiram se expressar com rimas e ritmo, utilizando a escrita criativa e seu potencial.
A professora Elaine acredita que a qualidade dos cordéis está excelente. “Os alunos utilizaram seu potencial criativo e o uniram à teoria que tinham acabado de internalizar. Não é fácil criar ritmo com rimas sobre um tema livre. Todos se dedicaram muito à proposta e o resultado não poderia ter sido melhor”, destaca.
Os cordéis feitos pelos alunos poderão ser apreciados no dia 25 de outubro, no pátio da Barão de Mauá, quando haverá um evento musical que tem como objetivo principal levar o espectador à reflexão.