Ex-aluna lança livro
A obra aponta o ensino superior como a ponte para a renovação e a transformação do meio educacional
Aline Ferreira concluiu a graduação em Letras e a pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional no Centro Universitário Barão de Mauá. No ano passado, ela recebeu um convite da editora Appris para submeter sua pesquisa ao Comitê Científico da editora, tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na especialização. O lançamento acontecerá em março.
Inspiração
Segundo a autora, o livro intitulado “Fracasso Escolar e Formação Docente Inicial – Intrínsecas Relações” nasceu durante atividade na pós-graduação, em que cada aluno foi desafiado a elaborar um projeto de pesquisa. A excelente nota obtida no trabalho, somada ao amor e a crença que tem na Educação de maneira geral, foi inspiração para mergulhar ainda mais no assunto e desenvolver o TCC com a mesma temática.
Como a psicopedagogia lida com planos interventivos, área pela qual é totalmente apaixonada, avaliou sua experiência dos anos no magistério a partir da vivência pessoal e de observação, considerando todas as escolas e segmentos educacionais pelos quais passou.
Estratégia metodológica
O fracasso escolar foi o ponto de pesquisa, mas não como fato consolidado, pois para a psicopedagogia nada é imutável senão a certeza de que tudo tem um caminho diferente e possível. Assim, elaborou uma estratégia metodológica capaz de investigar o fracasso escolar associado intrinsecamente à formação docente inicial, já que ambas temáticas são recorrentemente pesquisadas, mas isoladamente.
“Portanto, essa associação – de causa e efeito – acabou sendo um diferencial crucial na pesquisa, pois não há indícios encontrados de tal abordagem. Para tanto, relacionei a disciplina Didática, os modelos de estágio obrigatório e a influência da reforma educacional de 1964 como objetos de estudo na pesquisa. A coordenadora do curso, Prof.ª Dr.ª Sueli Teixeira, foi minha orientadora e consta como coautora na obra publicada”, comenta Aline.
A importância da Barão em sua vida profissional
Para Aline, estudar na Barão possibilitou extrapolar conceitos e amadurecer. A carreira acadêmica se tornou atingível e desde então prepara-se para segui-la da melhor maneira possível, plantando sementes que espera logo colher com o mestrado e o doutorado.
“Devo à instituição, aos professores e coordenadores meu autoconhecimento pessoal e profissional, meu amadurecimento, meu engajamento na área, buscando sempre melhorar e me aprimorar. Portanto, minhas conquistas na área tiveram forte e significativa contribuição da instituição”, finaliza.
MTB 52.808 rogeriacg@baraodemaua.br