Dia Mundial do Design Gráfico

Conheça as principais funções do profissional e o que está em evidência na área

No dia 27 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Design Gráfico e o Prof. Me. Marcio Huertas, docente da Barão de Mauá, fala sobre as funções e competências do profissional no mercado de trabalho.

 

O designer gráfico é o responsável por criar artes e a parte visual de materiais tradicionais e digitais, como sites, panfletos, outdoors, banner, embalagens, anúncios, campanhas, diagramações e logotipos, transformando ideias em imagens e formas.

 

Segundo Huertas, para desenvolver essa atividade é necessário ter capacidades técnicas e criativas, uma compreensão profunda sobre as tendências atuais e a capacidade de produzir resultados que satisfaçam as necessidades e expectativas dos clientes.

 

Pode-se incluir, também, o conhecimento de softwares de edição e tratamento de imagens, em comunicação visual e da teoria das cores, tipografia e composição, e a capacidade de criar designs criativos e originais que comuniquem a mensagem desejada.

 

“É importante que um Designer Gráfico também tenha habilidades interpessoais, como a prática de colaborar efetivamente com outras pessoas e de receber feedback construtivo”, diz o docente.

 

Branding

 

Huertas destaca algumas áreas do Design Gráfico que estão em evidência no mercado de trabalho. Uma delas é o Branding, processo de criar e gerenciar a identidade de uma marca, incluindo sua imagem, personalidade, valores e percepção dos grupos de interesse. 

 

“O objetivo do branding é estabelecer uma conexão emocional entre a marca e o público-alvo, criando lealdade, reconhecimento e preferência”, explica.

 

Esse setor concentra-se em criar logotipos, cores, tipografia, imagens e outros elementos visuais utilizados para representar a organização e comunicar sua mensagem aos consumidores.

 

“Portanto, além de ter conhecimento de design gráfico, o profissional deve ter habilidade de comunicação para explicar sua visão e escolhas ao cliente, ter conhecimento sobre marketing, entendendo seus princípios para alcançar os objetivos, e, é claro, ter domínio sobre o branding”, comenta Marcio.

 

UX/UI Design

 

Outra área relevante indicada pelo professor é o UX/UI Design (User Experience/User Interface). Nela, o designer é responsável por garantir que o produto ou serviço digital entregue ao usuário seja intuitivo, agradável e eficiente. 

 

Para isso, ele deve trabalhar em colaboração com outras áreas, como desenvolvedores e profissionais de negócios, para criar uma experiência completa e coerente.

 

“Algumas das principais atividades executadas são: pesquisa de usuário, análise de concorrência, criação de wireframes (versão primitiva do visual de um projeto) e protótipos, definição de estilos visuais, desenvolvimento de interfaces de usuário e testes de usabilidade”, fala Huertas.

 

Inteligência Artificial (IA)

 

Por fim, o docente comenta sobre a Inteligência Artificial, um tema frequentemente discutido na atualidade e importante para o desenvolvimento de atividades que envolvem a tecnologia, como o Design Gráfico. 

 

Esse é um conceito moderno que pressupõe uma “inteligência” protagonizada por máquinas (computadores, celulares, tablets, plataformas de internet, sistemas industriais e pequenos objetos eletrônicos). 

 

“A IA pode ser vista como uma ferramenta poderosa, uma aliada para complementar o trabalho do designer, ajudando-o a trabalhar de forma mais eficiente e a criar designs mais inovadores e personalizados. Embora seja uma ferramenta em potencial, é importante destacar que ela não substitui completamente a criatividade e a habilidade humana”, afirma.

 

Portanto, Marcio diz que não acredita na possibilidade da IA substituir o trabalho do profissional, pelo menos não até o momento presente, e cita exemplos de como utilizá-la.

 

“Eu pessoalmente não a vejo como uma ameaça, e sim como uma facilitadora de algumas tarefas do designer. Ela pode ser utilizada para automatizar tarefas repetitivas, como recortar imagens, aplicar filtros ou ajustar cores, liberando o tempo do designer para atividades mais criativas”, esclarece.

 

O Curso

 

A Graduação Tecnológica em Design Gráfico da Barão de Mauá é realizada em quatro semestres, onde os estudantes obtêm uma visão ampla da área e habilidades necessárias para enfrentar os desafios profissionais do mercado. 

 

Ao final de cada período, os resultados do conhecimento adquirido são apresentados por meio do Projeto Integrador, que contempla as competências desenvolvidas em cada etapa.

 

“O Curso da Barão oferece um alto nível de qualidade e inovação em seus métodos de ensino, sendo referência em Ribeirão Preto. Ele tem como diferenciais: o corpo docente qualificado; professores com ampla experiência e atuantes no mercado de trabalho; uma estrutura com espaços adequados de trabalho, laboratórios e notebooks equipados com os principais softwares voltados à área; e a atualização constante, seguindo as tendências tecnológicas em evolução no campo do Design Gráfico”, finaliza Marcio.

ESCRITO POR
Nikolas Guerrero
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