Design recebe nota máxima em avaliação do MEC
Coordenadora do curso comenta a conquista e as considerações apontadas pela Comissão Avaliadora
O Curso de Design Gráfico da Barão de Mauá obteve nota 5 em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Essa é a classificação máxima que um curso de ensino superior recebe.
A Comissão Avaliadora concedeu o conceito depois de comprovar níveis de excelência em três dimensões do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.
Esta avaliação in loco, operacionalizada pelo INEP faz, parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes.
O processo leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.
“A nota máxima em nosso curso de Design Gráfico é motivo de comemoração pelo reconhecimento do trabalho árduo realizado por toda a equipe”, diz a coordenadora, Prof.ª M.ª Eliza Maria da Cunha Bomfim.
Ela destaca algumas considerações enfatizadas pelo relatório, que refletem o comprometimento do curso e da instituição com a qualidade educacional.
Acolhimento
Em primeiro lugar, o grupo ressaltou que foi recebido virtualmente com acolhimento e simpatia por parte de toda a equipe da Barão de Mauá.
“Descreveram os membros da nossa equipe como prestativos e amigáveis, demonstrando a dedicação e o compromisso com o processo. Além disso, não houve a necessidade de complementar a documentação, que valida a organização e a qualidade dos nossos registros”, explica Eliza.
Projeto pedagógico diferenciado e corpo docente qualificado
A comissão responsável elogiou a atualização pedagógica do curso promovida pela nova matriz curricular inovadora e engajada com políticas de educação ambiental, relações étnico-raciais e educação em direitos humanos, incorporando os conteúdos estudados nas disciplinas de cada módulo.
“Um dos pontos de destaque foi a atuação coesa e participativa do corpo docente qualificado na área de design, além da promoção de projetos de extensão extracurricular por meio de eventos culturais e artísticos, produção, publicação, atendimento à população e ações de responsabilidade social, como o Hack-Barão, Agência Experimental de Comunicação e Semana Integrada de Comunicação, Negócios e Tecnologia.”, salienta Eliza.
Estrutura de qualidade
A comissão elogiou as salas de aula, laboratórios de informática e os laboratórios específicos para a formação dos alunos. As bibliotecas, tanto física quanto virtual, estão equipadas com um acervo de títulos específicos da área, atendendo às necessidades do curso.
Os laboratórios de formação específica possuem equipamentos com a quantidade adequada para as turmas vigentes, além de contar com o apoio de pessoal técnico.
“A visita virtual realizada permitiu-nos apresentar nossa estrutura, metodologias de ensino e projetos desenvolvidos, possibilitando que a comissão avaliadora compreendesse nossa preocupação com a estrutura que favoreça o processo de ensino-aprendizagem dos alunos”, afirma.
Integração
Outro ponto que chamou a atenção do MEC foi a integração entre a coordenação, os dirigentes e os docentes, que fortalece o desenvolvimento do curso e impulsiona as experiências vividas pelos estudantes.
“A presença, paixão e liderança da coordenação, Pró-reitoria e Reitoria foram notadas e elogiadas. O carinho e cuidado com toda a equipe de colaboradores refletem o compromisso da instituição com a excelência educacional”, declara Eliza.
A professora também fala que foram destacados o comprometimento e a presença do time administrativo, o que também contribui para um ambiente acadêmico eficiente e de qualidade.
Agradecimento
Por fim, a coordenadora Eliza Bomfim agradece a todos os envolvidos nesta conquista, em nome do Curso de Design Gráfico do Centro Universitário Barão de Mauá.
“Estamos empenhados em continuar oferecendo uma formação de qualidade, preparando nossos alunos para os desafios do mercado de trabalho e contribuindo para o avanço da área na região metropolitana de Ribeirão Preto”, conclui.
MTB 93.651 nikolas.guerrero@baraodemaua.br