CBM é conceito máximo no recredenciamento do MEC
Centro Universitário Barão de Mauá se destaca entre as melhores instituições de ensino do país
Após alcançar excelentes resultados no ENADE e IGC, assim como receber o selo SAEME-CFM para o curso de Medicina, o Centro Universitário Barão de Mauá celebra mais uma conquista, a obtenção do conceito máximo no processo de recredenciamento conduzido pelo Ministério da Educação (MEC). Este feito reafirma a qualidade de ensino oferecida pela instituição e a coloca entre as melhores do país.
Etapas
O recredenciamento institucional, transcorre em um fluxo processual composto por diversas etapas, dentre as quais a avaliação in loco, que resulta em um relatório da Comissão de Avaliadores. Neste documento constam as informações apresentadas pela instituição, relacionadas à realidade encontrada durante a visita. Desta forma é gerado o Conceito Institucional, dividido em níveis e a Barão de Mauá obteve o conceito máximo, nota 5.
A visita dos avaliadores é essencial para o funcionamento regular de uma instituição de ensino superior. O cálculo utilizado para obter o Conceito Institucional considera pesos atribuídos aos cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; e Infraestrutura.
Importância da conquista
A reitora, Prof.ª M.ª Valéria Tomás de Aquino Paracchini fala sobre a importância desse reconhecimento externo. "Quando o trabalho que fazemos passa por avaliação externa e conquista conceito máximo, demonstra que o nosso planejamento, voltado para a qualidade da aprendizagem dos nossos alunos, está no caminho certo”, afirma.
Segundo ela, alcançar o conceito máximo também é a validação dos esforços coletivos. A reitora expressa sua gratidão a coordenadores, docentes, alunos e colaboradores, destacando a contribuição de cada um para o sucesso contínuo da Barão de Mauá.
"Receber a nota máxima neste recredenciamento, nos coloca em posição de evidência com um destaque merecido. Agradeço a todos por fazerem o seu melhor com muito amor e carinho para que nossos estudantes tenham a melhor experiência formativa", ressalta.
Na opinião da pró-reitora de Ensino e Inovação, Prof.ª M.ª Patrícia Papa, a avaliação conduzida por especialistas da área de Educação de grandes instituições também permite a visibilidade da qualidade didático-pedagógica.
“Enquanto a infraestrutura física de uma instituição pode ser facilmente observada, a dimensão do que efetivamente acontece nas salas de aula, nos laboratórios, em campos de estágios, muitas vezes é difícil de ser percebida pelas pessoas externas à instituição. Portanto, essa avaliação evidencia e valoriza esse aspecto fundamental para a formação de um bom profissional”, finaliza.
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