Barão na 20ª edição dos Voluntários do Sertão
Estudantes e docentes prestaram serviços à população de Barra da Choça, na Bahia
De 2 a 10 de setembro, estudantes e docentes dos cursos de Medicina e Direito da Barão de Mauá estiveram em Barra da Choça (BA), onde prestaram serviços gratuitos na 20ª edição dos Voluntários do Sertão.
Há anos, a instituição é parceira do mutirão que tem a missão de levar atendimento em diversas áreas, proporcionando o exercício do voluntariado com cidadania, sendo um elo entre quem quer ajudar e quem se encontra em vulnerabilidade social.
Atendimento jurídico e palestras
Segundo Marcos Gimenez, professor do Curso de Direito da Barão, a intenção de participar da ação foi facilitar ou demonstrar quais os caminhos que a população de Barra da Choça deve seguir para ser atendida e obter seus direitos.
“Os alunos de Direito realizaram atendimento jurídico e ainda ministraram nove palestras nas escolas e comunidades, em que abordaram a violência contra mulher e crianças. Eles vivenciaram a realidade do dia a dia e os desafios que enfrentarão na carreira”, comenta.
Gabriel Ramos, aluno do último semestre de Direito, esteve na ação e falou sobre a importância dos serviços realizados.
“O projeto é de grande valia, pois oferece orientação jurídica, assistência médica e outros serviços, melhorando o acesso a direitos e cuidados de saúde preventivos. A colaboração entre profissionais e voluntários demonstra a importância da solidariedade e do serviço à comunidade. A participação no mutirão deixa uma marca profunda nos participantes, inspirando a busca por um mundo mais justo e saudável”, afirma.
Oportunidade enriquecedora
Ana Paula Raizaro, docente de Medicina, destacou sua satisfação em participar do mutirão juntamente com os alunos que estiveram distribuídos em várias áreas médicas.
“Os estudantes já realizam atividades nas unidades de saúde de Ribeirão Preto. E temos uma população nessas unidades com grande vulnerabilidade. Eles acompanham famílias e atendem esses pacientes. Trazer isso para uma realidade totalmente diferente em outro munícipio é enriquecedor. A forma como ouviram as necessidades desses pacientes certamente desenvolverá profissionais com um olhar mais abrangente para a questão humana, para o futuro e para a Medicina”, ressalta.
Marina Pupin, estudante do Curso de Medicina, também esteve na 20ª edição dos Voluntários do Sertão e conta sobre sua experiência.
“Além de fornecermos informações essenciais, desempenhamos um papel fundamental no rastreamento de doenças e na realização de exames. Foi uma oportunidade incrível e enriquecedora. Com toda certeza, retornei com uma bagagem de conhecimento ainda mais ampla", finaliza.
MTB 52.808 rogeriacg@baraodemaua.br