Grupo de Estudos em Design, Comunicação, Filosofia e Arte
Rua Ramos de Azevedo, nº 423 Jd. Paulista - Ribeirão Preto/SP - 14.090-180
Quarta-feira (quinzenal): 16:15 às 18:15
Rua Ramos de Azevedo, nº 423 Jd. Paulista - Ribeirão Preto/SP - 14.090-180
Quarta-feira (quinzenal): 16:15 às 18:15
Líderes:
Profa. Me. Luciana de Castro Maeda Avellar - CBM
Profa. Dra. Larissa Albuquerque de Alencar - UFAM
Profa. Dra. Carmen Silva Porto Brunialti Justo - CBM
Grande Área: Interdisciplinar
Especialidade: Arte, Linguística, Filosofia, Comunicação e Design
Apresentação
O Grupo de Estudos visa produzir debates e discussões acerca de temas contemporâneos que interferem diretamente na realidade profissional dos alunos. Para tanto, cada tema selecionado irá abrir um precedente conectado aos conceitos e pensamentos filosóficos a fim de fomentar discussões ricas, apresentando modelos de interpretação e argumentação. Dos debates, serão produzidos podcasts e artigos científicos, como contribuição para a sociedade, visando a integração dos alunos interessados no ambiente científico e, também, no ambiente da comunicação oral, que acaba por dar visibilidade aos cursos, o que justifica essa proposta. Os alunos interessados no grupo de estudos deverão se inscrever apresentando uma carta de motivação, apontando o que espera do grupo e os motivos que o levam a querer ingressar em um grupo de estudos teórico. Além disso, há necessidade de envio de currículo/portifólio apresentando sua experiência profissional e/ou acadêmica. As reuniões serão realizadas quinzenalmente. Para cada reunião será proposto um tema, que virá acompanhado de um suporte teórico: livros, textos, artigos científicos e material visual indicado pelo professor orientador do debate. Durante os encontros serão proferidas palestras ou haverá explanações sobre o tema do dia a fim de introduzir a discussão. Os encontros acontecerão de modo híbrido. Para os integrantes que participarem presencialmente serão utilizadas as instalações do Centro Universitário Barão de Mauá - Unidade de Comunicação, Negócios e Tecnologia, além do Centro Cultural Palace localizado no centro da cidade de Ribeirão Preto em uma parceria com a Secretaria de Cultura. As reuniões terão transmissão simultânea aos integrantes que não estiverem presencialmente na atividade.
Objetivos
• Desenvolver discussões teóricas por meio de debates em grupo a fim de ampliar o repertório crítico dos alunos.
• Desenvolver pesquisas e aplicar conhecimento nas mais diversas temáticas de design, comunicação, filosofia e arte.
• Propor soluções e/ou produtos e serviços em design e comunicação de maneira multidisciplinar abrangendo suas mais diversas vertentes.
• Proporcionar a inclusão social e a quebra de estereótipos de gênero por meio do estudo da representatividade humana dentro do campo da pesquisa científica.
• Buscar maneiras para o desenvolvimento de uma linguagem com foco no futuro e no bem-estar social.
Linhas de Pesquisa
Filosofia do Design: Análise de conceitos incorporados às teorias do design a partir do último quarto do século XX, com a emergência de áreas denominadas “filosofia do design” e “design ontológico”. Explicitação desses fundamentos, correlacionando-os com recorrentes crises do mundo contemporâneo. A investigação abarca princípios norteadores de novas propostas que compreendem o design enquanto um campo singular, distinto das ciências, artes e técnicas, e potencialmente capaz de atuar de modo destacado na busca por soluções de questões multifacetadas.
A comunicação e as novas abordagens: Ordem e modernidade x incerteza e pós-modernidade: paralelos e transições. Pós-verdade e desinformação. Liberdade de expressão. Relações de poder e a cultura do ódio. Democracia, movimentos sociais e novas formas de ação política. A questão indígena. Amazônia, desmatamento, aquecimento global e transição energética. Sustentabilidade e Práticas ESG. Relações de trabalho análogos à escravidão. Racismo. Homofobia. Processos migratórios. Desigualdades sociais e desenvolvimento. Educação e cultura.
Identidade e gênero: A mulher na comunicação contemporânea. Mulher, natureza e cultura. A diferenciação de gênero e a divisão sexual do trabalho. Individualismo e feminismo. A separação entre o público e o privado e seus efeitos. Família e identidade de gênero. A perspectiva da politização do pessoal e da noção de irmandade entre as mulheres. Classe raça e gênero. O feminismo enquanto movimento social. Novas perspectivas.
O consumidor contemporâneo e a liquidez do consumo: A construção do sujeito contemporâneo e a sociedade do consumo. Influências das transformações do mundo moderno no sujeito contemporâneo. Mal-estar na civilização. Risco nos contextos individual, social, profissional e familiar. Os efeitos da modernidade sobre o sujeito contemporâneo.
Impacto das Atividades
Espera-se com esse projeto um maior envolvimento dos alunos no ambiente científico, por meio de participações em congressos e eventos das áreas, bem como um intercâmbio com a comunidade por meio de podcasts, levando conhecimento a fim de demonstrar que a visão crítica é um dos diferenciais do profissional do futuro.
Normas do Grupo
1. Da inscrição:
1.1- Serão disponibilizados 08 vagas para discentes e 02 vagas para docentes além dos líderes. Dessas vagas: 06 vagas para alunos do Centro Universitário Barão de Mauá; e, 02 vagas para alunos de instituição de ensino superior da comunidade. As duas vagas docentes estão abertas para a comunidade, sendo o professor de ensino superior.
1.2- Preencher o formulário anexo; a carta de motivação (modelo anexo) e apresentar um currículo/portifólio.
1.3- As inscrições serão realizadas através do envio da documentação acima no e-mail luciana.castro@baraodemaua.br aos cuidados da Professora Me. Luciana de Castro Avellar Maeda.
1.4- O aluno deverá apresentar, no ato da inscrição, o formulário de inscrição devidamente preenchido (modelo anexo I), uma carta de motivaçõ (modelo anexo II) apontando o que espera do grupo e os motivos que o levam a querer ingressar em um grupo de estudos teórico; justamente com seu currículo/portifólio apresentando sua experiência profissional e/ou acadêmica - o currículo/portifólio não tem padrão.
2. Da frequência:
2.1- O aluno deverá obter frequência mínima de 75% para receber a certificação, assim como, a orientação do professor quanto à publicação.
2.2- Para os alunos de fora da cidade de Ribeirão Preto, será considerado 75% mínimo de frequência na participação on-line.
2.3- Para os alunos da cidade de Ribeirão Preto, nas reuniões que forem presenciais, os alunos devem estar presentes presencialmente, ou seja, só será considerada presença on-line em caso de doença comprovada por atestado médico.
2.4- O atestado médico não abona falta.
3. Da avaliação:
3.1- Ao final de cada debate os alunos deverão entregar um relatório crítico sobre o tema discutido com no mínimo uma lauda no modelo anexo, com data prevista de no máximo 15 dias após a discussão.
3.2- As avaliações desses relatórios serão dadas em formato de conceito A,B e C, sendo:
- Aprovado, o aluno que obtiver Conceito A, ou seja, aquele aluno que correspondeu ao debate e capturou a essência da discussão propondo interfaces inovadoras e soluções reais, o que o torna apto a seguir na linha das discussões;
- Aprovado com ressalvas, o aluno que obtiver Conceito B, ou seja, aquele aluno que precisa rever aspectos da discussão, pois, sua análise não correspondeu ao tema debatido. Para esse aluno, será oferecida a oportunidade de agendar um horário para atendimento on-line com o professor debatedor e tirar dúvidas, para então refazer a análise; e,
- Reprovado, o aluno que obtiver o Conceito C, esse aluno, não adequou ao modelo das discussões, portanto não poderá seguir adiante no grupo.
4. Da certificação:
4.1- Os alunos que participarem do grupo de pesquisa e obtiverem frequência mínima de 75%, irão receber um certificado de participação que pode comprovar hora-atividade.
4.2- Os certificados serão emitidos apenas aos alunos que entregarem todas as avaliações propostas durante os encontros e, para aqueles que obtiverem conceito A e B.
4.2.1- No caso dos alunos que obtiverem o conceito B, serão àqueles que terão ajustes a serem feitos, portanto, a certificação desses alunos só será efetivada mediante a entrega desses ajustes.
4.3- O aluno que obtiver conceito C em algum das avaliações não receberá a certificação.
4.4- O aluno receberá a certificação mediante a publicação, ou carta de aceite, de uma de suas avaliações em periódico ou congresso, em nome da Instituição - Centro Universitário Barão de Mauá, sob a orientação de um ou mais professores envolvidos no grupo de estudos.