Revistas - ISSN 2525-6017

Apresentação

O curso de Fisioterapia do Centro Universitário Barão de Mauá segue as Diretrizes Curriculares Nacionais que especifica no seu art. 3º que o Curso de Graduação em Fisioterapia tem como perfil do formando egresso/profissional o Fisioterapeuta, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade. Capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação (Resolução CNE/CES 4, de 19 de fevereiro DE 2002). O Centro Universitário Barão de Mauá inserido no contexto social da cidade de Ribeirão Preto e região visa formar no seu curso de Fisioterapia um profissional competente e dotado de conhecimentos requeridos para o exercício eficaz de suas habilidades e competências gerais e específicas.

Com o intuito de contribuir para a concretização dos objetivos propostos, anualmente acontece uma semana de estudos denominada Jornada de Fisioterapia do Centro Universitário Barão de Mauá. Constitui uma atividade que teve início no ano de 2004, com resultados cada vez mais ricos e incentivadores, o que a consolidou como uma atividade integrante do curso. Sua concepção decorre da responsabilidade do curso em expandir e incentivar práticas além do contexto sala de aula, permitindo aos alunos, professores, profissionais e convidados ouvir e debater informações atuais sobre temas relevantes e diversificados. É importante ressaltar que a concretização da jornada está diretamente ligada à participação ativa, seriedade e comprometimento de coordenadores, docentes e discentes do curso.

Recentemente, no ano de 2013, houve uma inovação na programação do evento com a inserção do I encontro de egressos e apresentação dos trabalhos de conclusão de curso pelos alunos concluintes do curso de graduação tanto do período diurno como noturno, em forma oral ou pôster. As referidas atividades tiveram uma repercussão tão satisfatória que foram ampliadas e incorporadas na programação da jornada. O encontro de egressos constitui uma iniciativa facilitadora de interação com ex-alunos, viabilizando a troca de experiências e conhecimento quanto a sua atuação profissional, posição atual no mercado de trabalho, especializações e pós-graduações realizadas, dificuldades e conquistas obtidas.

A apresentação dos trabalhos de conclusão de curso pelos alunos mostra-se como uma vivência educacional que contribui para o amadurecimento dos alunos, comprometimento com o desenvolvimento de estudos científicos com melhor qualidade metodológica e possibilita a vivência de apresentações em eventos científicos. Os resultados fizeram com que a as apresentações de tema livre fossem propagadas e expandidas para alunos de pós-graduação, alunos de iniciação científica e público externo.

Como um periódico anual do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Barão de Mauá, os Anais das Semanas de Fisioterapia têm como objetivo a veiculação e divulgação dos resumos expandidos dos trabalhos apresentados a cada evento acadêmico por:

  • alunos graduados e pós-graduados em Fisioterapia;
  • alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Fisioterapia do Centro Universitário Barão de Mauá e de outras instituições;
  • professores do Centro Universitário Barão de Mauá e de outras instituições de ensino.

A reprodução parcial ou total de seu conteúdo, de qualquer forma, impressa, fotocópia ou eletrônica, só poderá ser feita mediante autorização expressa de seus autores e editores. O conteúdo dos resumos e textos é de inteira responsabilidade dos autores.