Revistas da Barão são avaliadas pela Capes
Pela primeira vez, os periódicos passaram pela análise do sistema Qualis/Capes
As revistas científicas “Transições” e “Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação”, fundadas em 2020 pelo Centro Universitário Barão de Mauá, foram integradas ao Qualis, o sistema de avaliação utilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Quadrienalmente, os periódicos são analisados, conforme critérios que indicam sua aderência ao campo científico (regularidade das edições, conselho editorial, índice de citações, etc).
O Qualis, então, confere conceitos às revistas (de A a C): Transições obteve a classificação B4, enquanto a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação recebeu conceito C.
O pró-reitor de pós-graduação e investigação científica da Barão de Mauá e editor-chefe das revistas científicas, Prof. Dr. Felipe Ziotti Narita, explica que, além do reconhecimento das publicações por um sistema de avaliação nacional, o ingresso no Qualis permite o crescimento dos periódicos.
“Trata-se de nossa primeira avaliação pelo sistema Qualis. Agora, reconhecidos pela Capes, temos um caminho importante a ser trilhado. Os pesquisadores, quando decidem publicar seus trabalhos, privilegiam revistas que sejam chanceladas pela Capes, pois isso atesta a qualidade do trabalho”, comenta.
Os dois periódicos da Barão também foram integrados à Plataforma Miguilim, um diretório para indexação de revistas científicas editadas nacionalmente criado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
“A presença das revistas no Miguilim assinala um momento importante para nossas atividades, na medida em que a plataforma reúne periódicos preocupados com a disseminação das boas práticas editoriais, bem como o compromisso com a qualidade dos conteúdos oferecidos”, esclarece Narita.
Esses avanços são somados a outra importante conquista: desde 2022, a instituição vinculou as publicações junto à CrossRef, viabilizando a emissão de códigos DOI para individualiza-las e indexá-las.
MTB 93.651 nikolas.guerrero@baraodemaua.br