Principais cuidados com o recém-nascido
A docente do curso de Medicina da Barão de Mauá Ana Beatriz Gonçalves reforça a importância da amamentação nos primeiros meses de vida da criança
Ao mesmo tempo que o nascimento do primeiro filho emociona a família, deixa todos preocupados. Isso porque, cuidar de um bebê – sobretudo de um recém-nascido – exige cuidados específicos e delicados que grande parte dos pais de primeira viagem não conhecem na prática.
Pensando nisso, a neonatologista e docente do curso de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá, Ana Beatriz Gonçalves, respondeu às principais dúvidas e explicou como devem ser os cuidados com o recém-nascido.
Principais cuidados com o recém-nascido
A neonatologista reuniu os principais cuidados com os bebês recém-nascidos em algumas dicas. São elas:
- Trocas de fraldas devem ser frequentes durante o dia;
- Evitar o uso de lenços umedecidos;
- Secar a região antes de colocar a fralda;
- Após amamentar, colocar o bebê em pé e repousando no seu corpo para arrotar. Ficar nessa posição durante 20 minutos;
- Até os seis meses de idade, os retornos ao pediatra devem ser mensais;
- Não medicar o recém-nascido sem orientação médica;
- Levar a criança para tomar a vacina BCG na primeira semana de vida.
Qual a posição ideal para o recém-nascido dormir?
Segundo Ana Beatriz, a posição recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Academia Americana de Pediatria (AAP) é de decúbito dorsal – comumente conhecida como barriga para cima. “Essa é a posição mais segura para o recém-nascido”, afirma.
O que fazer quando o bebê se engasgar?
Segundo a neonatologista, se não houver sinais de obstrução nas vias aéreas, o cuidador deve elevar a criança, como se a colocasse para arrotar.
“Em casos de obstrução das vias (quando a criança fica arroxeada e mole), o responsável deve acionar o serviço de emergência e seguir suas orientações”, explica.
O recém-nascido precisa tomar água?
A neonatologista explica que os recém-nascidos em aleitamento materno exclusivo não precisam tomar água até os seis meses de vida.
Isso porque, a quantidade de água presente no leite materno é suficiente para manter a criança hidratada.
No entanto, “se a criança estiver recebendo fórmula infantil, deverá receber água nos intervalos das mamadas”, alerta.
Além disso, Ana Beatriz ressalta a importância do aleitamento materno para a saúde de todas as crianças. “O leite materno é o melhor e mais completo alimento para seu bebê”, ressalta.
Como deve ser a alimentação da mãe durante a amamentação?
Durante a gestação e a amamentação, a mulher deve evitar consumir doces, massas, chocolate, embutidos e cafeína em excesso.
“A alimentação materna deve ser rica em proteína, legumes, frutas e verduras. Comer prato colorido e ingerir água em abundância”, comenta.
Qual a função do teste do pezinho?
De acordo com Ana Beatriz, o teste do pezinho é extremamente importante para detectar doenças que, se tratadas, não trazem complicações no futuro.
Dentre as doenças constatadas pelo exame estão o hipotireoidismo congênito, a doença falciforme, hiperplasia adrenal congênita, fenilcetonúria e fibrose cística.
“O exame é gratuito e deve ser realizado entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê”, afirma.
Como prevenir a cólica nos bebês?
Ana Beatriz afirma que nem todos os bebês sentem cólica. Todavia, ela lembra que, para os que apresentam, o momento é transitório e muito comum nessa fase da vida.
Algumas dicas para aliviar a dor do recém-nascido e a preocupação dos pais são:
- Massagem local e delicada;
- Compressa morna na região da barriga;
- Uso de probióticos para acelerar a colonização intestinal – com bactérias benéficas –, prescritos pelo pediatra;
- Colocar o bebê no contato com a pele da mãe (criança repousando a cabeça entre as mamas), de tal maneira que ouça os batimentos cardíacos da mãe;
- Evitar uso de medicamentos. Utilizar apenas o que for prescrito pelo pediatra que acompanha o bebê.
O que fazer quando o recém-nascido não evacua?
Para a especialista, os recém-nascidos em aleitamento materno exclusivo podem ficar até sete dias sem evacuar, sem apresentar complicações ou doenças.
A partir de quantos meses o bebê começa a enxergar?
Por incrível que pareça, é a partir do oitavo mês de vida que a criança apresenta uma visão mais nítida, segundo Ana Beatriz.
“O bebê apresenta visão embaçada quando nasce. Neste período, ele enxerga bem a uma distância de 30 centímetros. Já com oito meses, tanto o traço quanto as cores das imagens ficam mais precisos e o bebê consegue enxergar mais longe.”, complementa.