Oficinas literárias foram realizadas por alunos de Letras no Sesi

No início de outubro, alguns alunos do 2º e do 4º períodos do curso de Letras, do Centro Universitário Barão de Mauá, uniram teoria e prática e ofereceram três Oficinas Literárias para alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio da Escola Sesi Planalto Verde, em Ribeirão Preto.

Os alunos do 7º ano do EFII participaram da Oficina de Literatura Indígena, que, além de evidenciar a importância dos nossos ancestrais, ainda fez com que os alunos entendessem a conexão do indígena com a natureza e como essa relação deve ser resgatada nos dias atuais. Os alunos participaram ativa e criticamente das atividades, que envolveram até a utilização de tintas feitas com açafrão e de carvão. Os discentes de Letras, Carlos Rosendo, Larissa Carvalho, Maria Mariah de Melo e Vinícius Nascimento, ficaram encantados com o resultado obtido e a participação dos alunos de 12 e 13 anos.

Na Oficina de Literatura Africana, realizada com alunos de 8º ano do EFII, os discentes de Letras – Isadora Gomes, Maycon Rodrigues, Sofia Fucchi, Stéfany dos Anjos e Thiago de Oliveira – elucidaram a questão da identidade e da identificação de afrodescendentes, ressaltando que a cultura africana é um dos pilares da cultura brasileira. Os docentes do ensino básico também tiveram a oportunidade de entrar em contato com a riqueza literária dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) por meio da leitura reflexiva de textos.

Já no Ensino Médio, a professora de História do Sesi fez uma parceria com a discente Melissa Velludo, do 4º período de Letras, e a Oficina de Literatura de Cordel foi preparada para abranger o tópico que estava sendo estudado por eles: o que faz alguém se tornar herói. A aluna da Barão, portanto, preparou atividades relacionadas ao tema e os ajudou na elaboração de um cordel. Os alunos da escola parceira tiveram a oportunidade conhecer novos heróis, refletir sobre pseudo-heróis e, ainda, explorar a escrita criativa.

A docente Elaine Christina Mota, que organizou os eventos, acredita que todos os alunos envolvidos no projeto tiveram a sensibilidade de preparar atividades apropriadas para o seu público e utilizar o Letramento Literário, que é o ensino significativo de literatura, ou seja, aquele que ajuda na formação de cidadãos ativos e críticos em uma sociedade. “Todo o cuidado deles fez com que as Oficinas tivessem sucesso e levassem aos alunos do Sesi muito mais do eu informação. Nossos alunos deram a eles a oportunidade de refletir, algo de extrema necessidade em nosso contexto atual”, finalizou.

 

 

CONTATO ASSESSORIA (16) 3968-3915