Diferenças e semelhanças entre Letras e Pedagogia

Coordenador de ambos os cursos na modalidade EaD esclarece dúvidas para quem deseja fazer uma graduação em 2021

Um novo ano iniciou e, junto com ele, a possibilidade de traçar metas. Cursar uma graduação pode ser um dos exemplos. Às vezes a falta de tempo para frequentar aulas presenciais ou a dúvida entre qual carreira seguir - também estão entre os fatores que impossibilitam a realização do sonho.

 

O coordenador dos cursos de Letras e Pedagogia EaD da Barão de Mauá, André Alselmi, vai dar uma força para quem pretende começar o ano estudando e quem sabe até mesmo se tornar um educador. Dentre os assuntos abordados, ele apresenta as semelhanças e diferenças entre os cursos de Letras e Pedagogia, diz se vale a pena ser professor e, ainda, se é viável fazer uma graduação a distância.

 

Segundo André, embora o senso comum dissemine a ideia de que ser professor, no Brasil, não compensa, o mercado profissional para os estudantes de licenciatura é bastante promissor. 

 

“Apesar de vivermos num país marcado por uma alta taxa de desemprego, as pessoas que escolhem cursar Letras ou Pedagogia são facilmente assimiladas, pois o mercado de trabalho necessita de profissionais bem formados e capacitados, que possam atuar tanto no setor público quanto no privado, do ensino fundamental ao superior”, comenta.

 

Letras ou Pedagogia?

 

Mas, se há vagas abertas para profissionais de Letras e Pedagogia no mercado de trabalho é necessário conhecer um pouco mais sobre os cursos e escolher o que se encaixa melhor em cada perfil.

 

O curso de Letras EaD da Barão de Mauá tem o objetivo central de formar professores de língua portuguesa e de literatura para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A instituição ainda oferece uma formação que possa preparar o aluno para atuar como corretor ou revisor de textos, consultor linguístico, produtor de materiais didáticos, entre outras atividades da área.

 

A graduação em Pedagogia forma professores para atuar na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos e na Gestão Escolar, em espaços escolares e não escolares.

 

“Ao longo dos cursos, o estudante terá contato com disciplinas específicas, que construirão o conhecimento teórico necessário ao exercício da profissão, e disciplinas pedagógicas, que possibilitarão a aplicação desses conteúdos em seu campo de trabalho. Tudo isso para que tenha uma formação integral, sendo capaz de mobilizar conhecimentos em diferentes áreas do saber, aplicando-os ao cotidiano”, explica o coordenador André.

 

Falta de tempo

 

Para aqueles que desejam cursar uma faculdade, mas ainda não conseguiram por falta de tempo para assistir aulas presenciais, existe a graduação a distância (EaD). 

 

Muitos ainda se questionam em relação à qualidade. André Alselmi garante que os cursos EaD do Centro Universitário Barão de Mauá são autorizados pelo MEC e contam com o mesmo conteúdo dos presenciais. Inclusive, o diploma é igual para ambas modalidades.

 

“A graduação EaD da Barão possui um corpo docente experiente e qualificado, que já atua na docência do ensino fundamental, médio e superior há muito tempo. Além disso, destaca-se, o emprego de metodologias ativas que colocam o aluno como centro do foco de ensino-aprendizagem, desconstruindo a ideia de que o estudante é um sujeito passivo recebedor de conteúdo. A instituição prioriza atividades práticas, como a residência pedagógica, os estágios e as extensões, que permitem ao discente aplicar o conhecimento teórico à realidade em que atuará”, finaliza.

 

Quer saber mais informações sobre os cursos de graduação a distância da Barão? Clique aqui e confira!

 

ESCRITO POR
Rogéria Garcia
MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br
CONTATO ASSESSORIA (16) 3968-3915