Rua Ramos de Azevedo, 423 - Jardim Paulista - Ribeirão Preto - SP Fone: 0800 183566

Esqueci minha senha

:: Institucional - Biblioteca

Biblioteca

Possui infraestrutura diferenciada em suas unidades, a fim de atender às necessidades de cada curso, com bibliotecas e laboratórios específicos para o desenvolvimento das aulas práticas aplicadas em cada área .

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA “PROF. NICOLAU D. SPINELLI”

 

Capítulo I


DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 1º - Dos Usuários

A Biblioteca “Prof. Nicolau D. Spinelli” do Centro Universitário Barão de Mauá mantido pela Organização Educacional Barão de Mauá, está disponível aos estudantes, professores e colaboradores vinculados ao Centro Universitário e Instituições coligadas. É aberta também aos demais interessados para consulta local de seu acervo bibliográfico.

 I – O uso da carteirinha de estudante e/ou crachá de identificação institucional é obrigatório para o acesso á Biblioteca Central. Na falta da carteirinha o estudante deverá apresentar declaração que comprove sua matrícula na Instituição com data recente.

Art. 2° - Das Inscrições de Usuários

I - São exigidos por ocasião da inscrição:

a) Preenchimento do formulário de inscrição da Biblioteca – será feito no ato da matrícula e na renovação da mesma;

§1º - A inscrição perderá sua validade quando o usuário (Docente, Colaboradores ou Estudantes), por qualquer motivo, se desligar do Centro Universitário, Instituições coligadas (desligamento, transferência, trancamento de matrícula ou conclusão do curso). Para tanto, os usuários deverão estar quites com a Biblioteca, de acordo com as normas deste regulamento.

§2° - No caso de descumprimento do regulamento, o usuário terá sua inscrição cancelada.

§3º - Os visitantes devem preencher o formulário de inscrição para controle interno da Biblioteca.

Art. 3º - Guarda Volumes

Para acesso ao acervo os usuários deverão deixar o material particular (fichários, bolsas, pastas, entre outros) em local indicado para esse fim. Nesse caso, o usuário deverá apresentar um documento pessoal para a retirada de uma chave do armário guarda-volumes.

§1º - O guarda volumes deverá ser utilizado apenas enquanto o usuário permanecer na Biblioteca, ficando, desde já, EXPRESSAMENTE AUTORIZADO A ABERTURA DO(S) ARMÁRIO(S) UTILIZADO(S) APÓS O ENCERRAMENTO DO EXPEDIENTE, não se responsabilizando o Centro Universitário Barão de Mauá pelo(s) material (is) nele deixados.

§ 2º – O usuário é responsabilizado pela preservação tanto do armário quanto da chave, reparando qualquer dano que venha a ocorrer.

Art. 4º - Acesso ao Material

É permitido livre acesso ao material bibliográfico do acervo.

 

Capítulo II

 

DAS OBRAS E EXEMPLARES DE CONSULTA

 

Art. 5º - Material de Consulta

São consideradas obras de consulta:

a) obras de referência (obras que se destinam à consulta e não à leitura completa de seu texto, tais como: dicionários, enciclopédias, anuários, índices, entre outros.);

b) obras raras;

c) periódicos;

d) trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses;

e) obras ou exemplares que não circulam.

Art. 6º - Circulação dos Exemplares de Obras de Consulta

É permitida a retirada e devolução no prazo de 2 h somente a professores, estudantes e colaboradores do Centro Universitário Barão de Mauá. A não devolução acarretará em penalidade de acordo com o artigo 11.

Parágrafo Único: As Obras Raras, Enciclopédias, Dicionários e Trabalhos de Conclusão de Curso serão consultados apenas no recinto da Biblioteca.

 

Capítulo III


DO EMPRÉSTIMO DE MATERIAL

 

Art. 7º – Apresentação de Documento

Para empréstimo, devolução ou renovação do material bibliográfico, será indispensável à apresentação da Carteira de estudante ou do crachá pelos colaboradores do Centro Universitário Barão de Mauá. A comunidade externa fica restrita à consulta local.

Art. 8º – Quantidade de Obras

I - Aos Graduandos é permitido retirar no máximo 10 (dez) livros por 7 (sete) dias, 10 (dez) revistas informativas por 7 (sete) dias e 10 (três) CD’s - Rom por 7 (sete) dias.

ll  - Aos Pós graduandos é permitido retirar no máximo 10(dez) livros por 30 dias, 10 (dez) revistas informativas por 30 dias e 10 (dez) CD’s - Rom por 30 dias.

II- Aos Docentes é permitido retirar no máximo 10(dez) livros por 30 dias, 10 (dez) revistas informativas por 30 dias e 10 (dez) CD’s - Rom por 30 dias.

III – Aos Colaboradores é permitido retirar no máximo 10 (dez) livros por 7 (sete) dias, 10 (dez) revistas informativas por 7 (sete) dias e 10 (dez) CD’s - Rom por 7 (sete) dias.

IV - Materiais reservados poderão ter seu prazo de empréstimo reduzido de acordo com as situações especiais: referencia utilizada para mais de um curso, provas mensais, bimestrais ou semestrais, bibliografia para elaboração de TCCs entre outras coisas.

V- O empréstimo de materiais especiais (Vídeos, Mapas, Fotos e Slides) é exclusivo para Docentes e terá prazo de empréstimo de 3 (três) dias.

VI- Não será permitida a retirada de dois (2) exemplares do mesmo título e volume para o mesmo usuário.

§1°: Os periódicos científicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, não serão emprestados.

§2°: Não será permitido empréstimo a usuários que não tenham vínculo comprovado com a Organização Educacional Barão de Mauá.

Art. 9° - Renovação de Empréstimo

I - É permitida a renovação do empréstimo da obra, caso não haja reserva da mesma. É de inteira responsabilidade do estudante verificar se o livro está com reserva.

II – A renovação do empréstimo somente poderá ser feita na data de devolução da obra.

III – Para renovação é necessária a apresentação das obras em questão quando realizada na biblioteca.

IV – Para a renovação online, pelo portal do estudante, os incisos I e II deste artigo devem ser observados. A biblioteca não se responsabiliza caso o estudante não tenha êxito em renovar o livro online por motivo de reservas feitas em seu material, após o fechamento da biblioteca. Neste caso, em hipótese alguma serão retiradas multas e suspensões.

 

Capítulo IV


DA RESERVA

Art. 10° - Disposições Gerais

I - Somente é permitido ao usuário a efetivação de reserva de material bibliográfico quando não houver exemplares disponíveis para empréstimo, estando condicionado o empréstimo à devolução do material pelo usuário anterior.

§1º: É permitida a reserva de material pelo catalogo online de acordo com o inciso I do presente artigo.

§2º: É permitida a reserva de material disponível em unidade diferente da de retirada, fazendo empréstimos entre os núcleos da biblioteca do Centro Universitário;

II- No pedido de reserva de materiais bibliográficos muito solicitados, o usuário entrará em uma lista de espera em ordem numérica crescente. O material ficará à disposição do usuário pelo período de 24 horas (1 dia). Caso não venha retirá-lo, o material ficará à disposição do próximo usuário.

III – O prazo de empréstimo para material em Regime de Reserva será reduzido conforme Art. 8, inciso IV deste regulamento.

 

Capítulo V


DAS PENALIDADES E DISCIPLINA

 

Art. 11° Da Reposição de Material

O usuário fica responsável pela reposição ou substituição à Biblioteca de material extraviado/danificado/não devolvido no prazo ou, na sua falta, fica obrigado a indenizar o valor atual da obra, inclusive com as despesas de importação, quando for o caso, além do pagamento de taxa correspondente ao tempo entre o término do prazo de empréstimo e a comunicação de extravio:

a) Em se tratando de obra cuja edição esteja esgotada, é facultada à esta Biblioteca o direito de optar entre estabelecer o valor da indenização ou exigir reposição por obra similar existente no mercado;

b) O prazo máximo de reposição ou indenização é de 60 (sessenta) dias, contados a partir da data em que expirou o prazo da devolução;

c) Após 90 dias de atraso na devolução a biblioteca se reserva o direito de não aceitar a obra em questão ficando o usuário obrigado a indenizar o valor da obra assim como a taxa de multa referente entre o termino do empréstimo e a comunicação do débito;

d) É de responsabilidade do usuário, devolver à Biblioteca o material não circulante retirado para consulta no prazo de 2h da sua retirada.

Parágrafo único: Os professores e colaboradores da Organização Educacional Barão de Mauá AUTORIZAM EXPRESSAMENTE, neste ato, o desconto na folha de pagamento dos valores eventualmente apurados pela Biblioteca em virtude do não adimplemento deste regulamento.

Art. 12° – Da Taxa por Atraso na Devolução e Suspensão de Empréstimo

Expirado o prazo de empréstimo e não devolvido o material, o usuário pagará uma multa, cujo valor está previsto na Biblioteca, por dia/hora de atraso e quantidade de material emprestado. Caso o material esteja reservado, a multa terá seu valor dobrado, por dia de atraso, e o usuário ficará suspenso ou impedido de retirar qualquer material a título de empréstimo por 15 dias.

I - O usuário que mantiver em seu poder material da coleção não circulante retirado exclusivamente para consulta/xérox será obrigado a pagar multa prevista na Biblioteca por hora de atraso na devolução, considerando-se para efeitos de cobrança apenas o horário de atendimento da biblioteca.

II - No descumprimento destas normas, e esgotados todos os recursos de que a Biblioteca dispõe para aplicação das penalidades, o usuário terá sua inscrição da Biblioteca cancelada e será solicitado à Direção do Centro Universitário Barão de Mauá que empregue recursos legais.

III - Faltas graves ocorridas no recinto da Biblioteca, ou em prejuízo ao seu patrimônio, serão apresentadas à Direção do Centro Universitário Barão de Mauá para as sanções cabíveis.

Parágrafo Único: O usuário que estiver suspenso poderá utilizar todos os serviços/recursos da Biblioteca, exceto o empréstimo de materiais.

Art. 13° - Da Disciplina

Não é permitido nas dependências da Biblioteca ingerir qualquer tipo de alimento ou bebida; usar telefone celular e falar em voz alta.

Art. 14° - Dos Casos Não Previstos

Os casos não previstos nos artigos anteriores e eventuais dúvidas serão dirigidas pela Supervisão da Biblioteca à Reitoria ou encaminhados ao Departamento Jurídico do Centro Universitário Barão de Mauá para a adoção das medidas judiciais pertinentes ao caso.


  PROUNI FIES

0800 183566

Facebook Twitter Instagram Google + Youtube Pintrest  

Todos os direitos reservados Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto - SP