Anais do Encontro de Iniciação Científica - ENIC/CBM

Apresentação

A iniciação científica é uma modalidade acadêmica de prática investigativa desenvolvida por estudantes de graduação das diversas áreas do conhecimento que demonstram interesse pela investigação científica. O Centro Universitário Barão de Mauá - CBM, sempre alinhado com a educação do futuro e atendendo aos princípios acadêmicos de indissociabilidade do ensino, práticas investigativas e extensão, entende que a iniciação científica é uma atividade de grande importância para os estudantes de graduação, enquanto incentiva a formação de novos pesquisadores que, por meio de projetos de investigação com qualidade acadêmica, base científica e orientação adequada, possam desenvolver seus conhecimentos, vivências e experiências.

O Programa Institucional de Iniciação Científica do CBM tem por objetivos despertar entre os estudantes de graduação, o interesse pela investigação científica e inovação tecnológica; proporcionar aos estudantes a aprendizagem de técnicas e metodologias científicas; preparar o discente para o acesso à programas de pós-graduação; fomentar a produção acadêmica dos discentes e permitir um maior envolvimento em atividades de investigação científica multidisciplinar.

Nesse contexto, o Encontro de Iniciação Científica do Centro Universitário Barão de Mauá – ENIC-CBM - configura-se como lócus de comunicação científica e difusão do conhecimento, que busca a consolidação das atividades de investigação científica, espaço formativo de discentes para a pós-graduação lato e stricto sensu, manutenção e aprimoramento do nível de produção científica Institucional.

O ENIC-CBM busca ainda o intercâmbio das atividades de investigação desenvolvidas na modalidade de iniciação científica nas diversas áreas do conhecimento. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e tem como foco principal os estudantes de graduação (bolsistas e voluntários) e seus orientadores, oportunizando discussões sobre temas relevantes para a construção sistemática do conhecimento. Os trabalhos são apresentados na forma de apresentações orais e em pôsteres, desenvolvidos por graduandos sob orientação e acompanhamento docente. Os resumos são aqui apresentados para que possam ser avaliados quanto à qualidade, atualidade e importância dos temas desenvolvidos nas investigações.

Pretendemos que esse espaço continue a fortalecer a investigação científica entre a comunidade acadêmica e a permanente integração com a comunidade externa, elo de fundamental importância para o contínuo sucesso do PIC-CBM que busca iniciar jovens nas práticas de investigação científica.

Parabenizamos a Coordenação do Programa de Iniciação Científica- PIC pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos.

Agradecemos o CBM, a Reitoria e os Coordenadores de Cursos pelo apoio ao PIC.

Nossos agradecimentos também aos coordenadores, professores, colaboradores e estudantes que participaram dos Encontros.

Profa. Dra. Joyce Maria Worschech Gabrielli
Pró-reitora de Pós-graduação, Extensão e Iniciação Científica