Anais da Semana de Pedagogia

ApresentaÇÃo

O curso de Pedagogia do Centro Universitário Barão de Mauá segue as Diretrizes Curriculares Nacionais que especifica no seu art. 4º que o curso de licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio (modalidade Normal), na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
Considerando que a Pedagogia é a ciência sobre a atividade transformadora da realidade educativa, um curso de formação, só tem sentido se contribuir para resolver os problemas educacionais apresentados pela realidade regional e local.
O Centro Universitário Barão de Mauá inserido no contexto social da cidade de Ribeirão Preto e região visa formar no seu curso de Pedagogia um profissional competente para assumir com eficácia o trabalho educacional em sala de aula ou fora dela, partindo da realidade socioeconômica dos alunos, identificando os problemas concretos aos quais deverão dar respostas.
Assim sendo, formar professores/educadores competentes é a principal função do curso de Pedagogia e isto se faz através do engajamento contra o analfabetismo e exclusão social. 
Contribuindo para a concretização dos objetivos propostos, o colegiado do curso, realiza anualmente uma semana de estudos, como  oportunidade que  alunos e professores  tem para ouvir e debater temas atuais sobre a  educação. Temas estes desenvolvidos por professores e profissionais que se destacam em refletir a partir de suas vivências  educacionais, visando:
- Enriquecer a reflexão pedagógica dos participantes a partir de problemas presentes nas vivências e pesquisas atuais no campo educacional;
- Fomentar o debate em torno de questões educacionais sobre a formação de educadores do Ensino Infantil e Fundamental;
- Aprimorar as competências e habilidades pedagógicas a partir do confronto com novas experiências educacionais.
Considerando a riqueza das contribuições surgidas nas apresentações e debates das semanas, o Curso de Pedagogia do Centro Universitário Barão de Mauá disponibiliza através desta publicação os resultados destes trabalhos.

                                                      Equipe Editorial

Os conteúdos dos trabalhos são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a posição do Centro Universitário Barão de Mauá, nem do Curso de Letras. A reprodução total ou parcial dos trabalhos só poderá ser feita com a autorização de seus autores.